Conheça 3 tecnologias que vão mudar o mercado imobiliário

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O avanço da tecnologia é responsável por aprimorar e até mesmo modificar por completo a forma de trabalhar. É através dela que as empresas modernizam seus negócios, trabalham com mais agilidade, conforto e melhoram a qualidade dos serviços e produtos oferecidos no mercado. A tecnologia atua como agente transformador de todo e qualquer meio e o mundo acompanha mudando a cada dia com ela.

Pensando nisso, o setor imobiliário tem aberto seus olhos para o que há de novo como forma de solucionar os problemas que temos atualmente quando o assunto é a aquisição de um imóvel. Hoje em dia, muitas vezes, comprar uma casa ou apartamento corresponde a viver com uma dívida de décadas até sua quitação. O custo de um imóvel é dado a partir de uma somatória de itens, como sua localização e tamanho, materiais utilizados e a mão de obra em si.

Como forma de minimizar essas mazelas do dia a dia, o mercado vem encarando um futuro talvez não tão distante onde as impressoras 3D serão capazes de construir em tempo recorde e com esforço reduzido, uma casa inteira. Abatendo o custo com mão de obra e material mais acessível, o custo de uma moradia cairia bastante, facilitando para todos aqueles que desejam realizar o sonho da casa própria.

Em março de 2018, uma impressora 3D foi responsável por levantar, em 24 horas, uma casa inteira com o custo de apenas R$ 13 mil. O imóvel de cerca de 60m² é um projeto da ONG New Story com a startup ICON. A iniciativa tem como objetivo construir casas populares em países de baixa renda com a ajuda de doação através de financiamento coletivo online. A ideia é construir 100 casas em El Salvador até o final do próximo ano e posteriormente, ser levado para os Estados Unidos.

Além das impressoras 3D, outros tipos de inteligência são capazes de compreender o comportamento dos compradores e tornar as vendas mais assertivas. Através do marketing digital, já temos hoje a oportunidade de captar dados relevantes e fazer campanhas direcionadas a fim de ter o cliente mais qualificado possível. A tendência é que isso seja cada vez mais aprimorado, facilitando a identificação desses contatos. Hoje, conseguimos através da inteligência artificial, apresentar para os usuários recomendações de imóveis com base em pesquisas anteriores, localização, preferências e outros dados.

A esse tipo de aglomerado de dados dos usuários damos o nome de Big Data, que é o grande banco de informações armazenadas a partir da usabilidade de cada contato no meio digital. Além dos rastros deixados online, a inteligência é capaz de captar a localização dos aparelhos, oferecendo oportunidades via notificação pop-up específicas para onde está o seu potencial cliente, com base nos gostos dele.

Por fim, a tecnologia poderá impactar o mercado imobiliário até mesmo no que diz respeito a questão financeira. Com o surgimento de criptomoedas, as formas de pagamentos poderão sofrer alterações impactando em todo o mercado imobiliário. Por ser uma metodologia nova, o mercado ainda está absorvendo essas mudanças que já foram utilizadas em países como EUA, Reino Unido, Dubai e Suíça. Em breve poderemos ver também esse tipo de transação no Brasil.

Fonte: Imovelweb