REDUÇÃO DE JUROS AQUECE O MERCADO IMOBILIÁRIO

Notícias


As taxas de juros para financiamento imobiliário vêm sofrendo baixa. Desde outubro, os maiores bancos brasileiros anunciam a redução das taxas, facilitando as linhas de crédito para financiamentos. Com esse motivo, a compra de imóveis volta a ser um investimento considerado seguro e atrativo, aproximando o sonho da casa própria de muitos brasileiros e tornando-o realidade.

A diminuição nas taxas de financiamento se reflete na taxa básica de juros do Sistema Especial de Liquidação de Custódia (Selic). Desta forma, os bancos conseguem dinheiro a um custo mais baixo, repassando parte dessa diferença para quem quer financiar um imóvel. Segundo dados do Banco Central, desde dezembro de 2018, a taxa Selic baixou de 6,5% ao ano para 5%.

De acordo com profissionais do mercado imobiliário, este segmento se retraiu nos últimos três anos e, aos poucos, revela sinais positivos. Com a solidificação do mercado e a política estável, outro cenário se instalou na economia. A construção civil ganhou força, trazendo segurança, confiança e rentabilidade para os investimentos. As mudanças já são visíveis, e isso gera confiança econômica dentro do mercado imobiliário.