Imóveis compactos: novo foco do mercado imobiliário

todas as categorias


No atual cenário do mercado imobiliário os imóveis compactos são tendência, principalmente nas grandes cidades, graças à sua localização e praticidade, além, é claro, do novo perfil de consumidor de imóveis. Esse tipo de empreendimento é planejado pensando em pessoas que buscam conforto e praticidade, sem a exigência de espaços muito amplos.

O perfil do comprador, geralmente, é jovem, solteiro, recém – casado ou separado, que precisa se instalar em espaços reduzidos, mas sem abrir mão de conforto.

Morar num apartamento compacto representa mais economia para mais praticidade para ir e voltar do trabalho, mais recursos de estrutura ofertados que nos condomínios convencionais e maior compatibilidade com a questão da mobilidade urbana.

Essa nova concepção de moradia já é largamente difundida na Europa e nos países desenvolvidos. Aqui, essa tendência está virando realidade, o que beneficia muitas pessoas que precisam de pouco espaço para viver bem.

Compra inteligente

Se os apartamentos não são enormes, por outro lado os prédios oferecem grandes áreas de utilização comum, onde é possível encontrar tudo que não está no imóvel e representaria um preço final maior: desde lavanderias, passando por academias, lounges e salas de trabalho equipadas com wi-fi para uso geral.

O conceito desse tipo de imóvel geralmente inclui locais valorizados, uma boa infraestrutura, segurança, com opções de transportes e um comércio variado. Isso, além de conferir uma maior praticidade, agrega aos compactos um maior valor comercial.

Os apartamentos atraem cada vez mais compradores e investidores, em função da quantidade de vantagens diretas que oferecem aos seus proprietários. E quais são elas?

Preço – Os imóveis compactos são muito mais econômicos em todos os aspectos, o que inclui o valor de IPTU por exemplo.

Decoração – É mais simples e barato mobiliar um apartamento deste formato. Com bom gosto, é possível decorar e equipar o apartamento com peças de qualidade, sem pesar no bolso. Como se tornaram tendência, os imóveis compactos ganharam uma atenção especial dos designers e decoradores.

Limpeza e manutenção – A praticidade na hora de organizar e limpar o imóvel é outro ponto essencial. Por terem menos cômodos que os de tamanho tradicional, o morador gasta menos tempo e produtos na hora da limpeza, diminui custo com diarista e também com a conta de luz. Gastos com reparos e reformas também são reduzidos em função da metragem do imóvel.

Revenda – Uma grande vantagem dos apartamentos compactos é o fato de eles serem revendidos e alugados com facilidade e, portanto, são os preferidos por investidores.