Fases da estratégia de vendas

Marketing, Negócios

A primeira fase é encontrar seus clientes potenciais. Diversos empreendedores acreditam que seus produtos devam atender às necessidades da massa, mas se esquecem de focar em um nicho, o que pode dar fim ao negócio, pois, quem produz e vende de tudo para todos, acaba não se especializando em nada. A concorrência é maior e desprende muito trabalho e energia para que a empresa se sobressaia em meio à multidão. É importante que você encontre um nicho e aprenda a dominá-lo.

A segunda fase é conquistar clientes potenciais. Se você já encontrou o nicho que sua empresa atuará, você precisa ter total clareza a respeito do que são os leads e como torna-los seus clientes, para que sua estratégia de vendas seja efetiva.

Os leads são potenciais clientes de uma determinada marca que demonstram interesse em usar algum produto ou serviço. O primeiro passo para conquistar os leads é que eles forneçam ou preencham um formulário com os dados pessoais ou profissionais como nome, e-mail, telefone e/ou outros dados que possam ser necessários dentro da sua estratégia para o recebimento de uma oferta, ou newsletter.

A terceira fase é manter os clientes que você conquistou. O mais desafiador não é conquistar um cliente e sim mantê-lo. A venda não acaba na assinatura do contrato, pelo contrário, ela dura muito. O sucesso da sua relação com o cliente dependerá da sua estratégia de pós-venda. Você deve considerar alguns aspectos como:

Demonstre interesse pelo seu cliente
Atenda as chamadas dos clientes, responda aos e-mails deles. Caso não possa atendê-los na hora, avise que poderá falar com ele em até “tantas horas”. Isso torna a relação entre vendedor e comprador mais transparente, além de aumentar a confiança do cliente para com você.

Não desapareça quando o cliente solicitar ajuda
Se o cliente tem confiança o suficiente em você para te pedir ajuda, não o desaponte. Dê suporte o suporte necessário ao cliente e se não conseguir ajuda-lo, indique alguém que possa.

Mantenha o seu cliente informado
A comunicação é muito valiosa, informações podem evitar problemas e crises. Se seu produto tem novidades ou atualizações, informe seu cliente imediatamente sobre esses novos recursos.

Saiba escutar
Muitas vezes o cliente quer apenas ser ouvido, por isso, ouça com atenção o que ele tem a dizer. Especialmente se forem críticas. A opinião dele pode te ajudar a aperfeiçoar seu produto ou até mesmo mudar sua estratégia de vendas.

Referência: Ramper