Caixa reduz taxas para imóveis e lança programa para renegociar dívida

A taxa mínima para imóveis residenciais enquadrados no Sistema Financeiro de Habitação o (SFH) e Sistema Financeiro Imobiliário (SFI) passou de 8,75% ao ano + TR para 8,50% ao ano + TR. A taxa máxima passou de 11,00% + TR para 9,75% + TR.

A Caixa Econômica Federal anunciou que deseja lançar em breve linhas indexadas ao IPCA, no entanto, essas operações ainda não foram detalhadas.

Programa de renegociação de dívidas

A CEF também lançou nesta quarta-feira um programa de renegociação de dívidas do financiamento imobiliário para pessoas físicas. Segundo o banco, a iniciativa deve atingir cerca de 600 mil famílias, beneficiando 2,3 milhões de pessoas.

Existirão diferentes alternativas de negociação, pois vai depender da situação do contrato. Uma das opções é o pagamento de um determinado valor à vista, juntamente, com as parcelas atrasadas às próximas prestações a vencer até o fim do prazo contratual.

Também pode haver alteração da data de vencimento da prestação, e uso do saldo da conta vinculada ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para a diminuição do valor da prestação.

Contratações
Na coletiva, Pedro Guimarães, presidente da Caixa, declarou que a Caixa vai contratar 1 mil funcionários aprovados em um concurso de 2014. A finalidade é que pelo menos 50% das pessoas chamadas possuam algum tipo de deficiência.

Segundo Guimarães, atualmente 1,67% dos funcionários da Caixa têm alguma deficiência, números muito abaixo do mínimo de 5% exigido pela legislação brasileira. “Isso é inaceitável”, afirmou o presidente da Caixa.